O que é o AVCB?
Sigla que denomina o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB é um documento essencial para conseguir a licença de funcionamento de um estabelecimento e para garantir que um prédio residencial seja seguro.

O AVCB procura acima de tudo detectar se a edificação possui riscos estruturais e de incêndio, e estabelecer parâmetros e medidas de contenção para caso algum desses problemas aconteça.

O AVCB identifica se a estrutura possui formas práticas de evitar a propagação do fogo, acessos como saídas de incêndio e corredores largos o suficiente para que a equipe do Corpo de Bombeiros consiga passar com seus equipamentos e extinguir as chamas com sucesso.

Além disso, é com essa vistoria e com a certificação AVCB que o seu estabelecimento pode funcionar dentro da lei, já que o AVCB é obrigatório para prédios comerciais, alguns tipos de residências de grande porte, indústrias e toda edificação que contenha um grande fluxo de pessoas.

Por que devo obter um AVCB?
Obter um AVCB junto ao Corpo de Bombeiros é muito importante para prédios comerciais e residenciais, então listamos abaixo qual a sua importância nessas ocasiões:

 

– Para prédios residenciais: É importante conseguir o AVCB para que os moradores do prédio tenham maior segurança em caso de incêndio, e para que você tenha uma salvaguarda: em caso de incêndio, você é responsável criminalmente se não possuir a certificação.

 

– Para prédios comerciais: É a mesma coisa: para garantir a segurança de todos e a sua salvaguarda, o AVCB deve ser obtido. Além disso, para que os estabelecimentos consigam o alvará de funcionamento, é necessário que o prédio possua o AVCB.

Como conseguir o AVCB?
Como tudo o que envolve processos burocráticos, as vezes é um pouco complicado conseguir a certificação em tempo hábil. Por isso, serviços de consultoria em documentações são mais do que recomendáveis, para que você não perca tempo e para que tudo esteja conforme a lei.

Nossos serviços de consultoria abrangem todos os aspectos necessários para a obtenção do AVCB, garantindo segurança para todos e a conformidade com as regulamentações do Corpo de Bombeiros do estado.

Primeiramente, é elaborado um projeto de segurança contra incêndio, onde a partir de observações no local, cria-se um documento que aponte onde será a instalação de luzes de emergência, portas corta fogo, extintores, acessos para a saída de emergência, ventilação adequada, etc.

Quanto todas as recomendações são seguidas e todos os equipamentos são instalados, é hora de solicitar ao Corpo de Bombeiros uma vistoria. Se tudo estiver feito corretamente, o auto de verificação é emitido, se não, as recomendações dos Bombeiros sao seguidas e uma nova vistoria é solicitada.

Por que contratar uma empresa de consultoria para obter um AVCB?
O processo de vistoria para a obtenção do AVCB pode ser longo e exaustivo, e muita gente não possui tempo para correr atrás das alterações nem o conhecimento técnico para fazer o projeto e para a instalação dos equipamentos.

Uma empresa responsável e que trata suas consultorias com profissionalismo vai facilitar e muito a sua vida na hora de conseguir o AVCB, e com ela você tem a garantia de estar realizando um bom trabalho, que com certeza irá aumentar a segurança da edificação e das pessoas que se encontram nela.